Histórico

A primeira APAE foi fundada em 11 de dezembro de 1954. Foi a APAE do Rio de Janeiro. Em 1962, houve uma assembléia das APAEs até então existentes e foi criada a Federação Nacional das APAEs. Atualmente, as APAEs estão presentes em mais de 2.000 municípios brasileiros, constituindo-se no maior movimento comunitário do mundo.

O nome escolhido para a primeira entidade, em 1954, a do Rio de Janeiro, foi Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, ou, abreviando, APAE. O nome e a sigla, não só permaneceram os mesmos até hoje, como se transformaram em sinônimo de credibilidade, doação, amor e competência. O símbolo utilizado pelas APAEs é o de duas mãos, desniveladas, uma em posição de amparo e a outra, de orientação. Existe, inclusive, um pensamento muito adotado que diz o seguinte: “Onde você encontrar estas mãos, estenda as suas”.

APAE de Indaiatuba é uma Entidade Filantrópica sem fins lucrativos, fundada em 29/06/1976 por um grupo de pessoas interessadas na causa dos portadores de necessidades educativas especiais em sua maioria membros da loja Maçonica Ordem e Progresso que contou com o apoio fundamental da Prefeitura Municipal de Indaiatuba e também da comunidade, comércio, indústria, clubes de serviços, identidades assistenciais e religiosas da epóca.

Desde 1954 ...

Desde 1954 a APAE é uma entidade de referência no Brasil no atendimento integral a pessoa com deficiência e na luta pelos seus direitos. Devido a tanta experiência e dedicação a marca APAE se fortaleceu e tornou-se uma rede presente em 2 mil municípios brasileiros.

É por causa de tanto trabalho e afeto que o nome APAE possui valores que só o tempo e muito empenho podem atribuir a uma marca. E é de fundamental importância que a percepção que a sociedade tem do nosso trabalho seja sempre renovada de acordo com a nossa missão e com ações de comunicação eficientes e criteriosas.Por isso, saber como a sociedade percebe o trabalho que a APAE realiza e qual imagem que ela faz da nossa marca é de suma importância para que possamos alinhar nossas ações de comunicação, no intuito de manter uma imagem positiva ou nos esforçamos para mudar qualquer conceito que não esteja de acordo com a nossa realidade.

Buscando atingir este objetivo, a Federação Nacional das APAEs concluiu, em junho de 2006, junto ao Instituto Qualibest, uma pesquisa de posicionamento da marca APAE, sendo entrevistadas 3.712 pessoas de todo o país.Tais resultados favoráveis são conseqüências do trabalho de todos nós!

Saiba mais sobre a pesquisa acessando do site: www.apaebrasil.org.br

Missão

A APAE de Indaiatuba tem por MISSÃO promover e articular ações de defesa de direitos, prevenção, orientação, prestação de serviços, apoio à família, direcionados à melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência e à construção de uma sociedade justa e solidária.

Manutenção

Todas as atividades realizadas pela APAE de Indaiatuba são custeadas por meio de contribuição de sócios, doações diversas, promoção de campanhas e eventos, arrecadação através da nossa central de colaboradores, comercialização de produtos e por parcerias estabelecidas com órgãos governamentais e empresas privadas.

Reconhecimento

Em recente pesquisa realizada em 22 países, incluindo o Brasil, confirmou que as ONGs são instituições confiáveis, mais até do que empresas e governo. Com base nesses dados, a revista ‘Seleções – Reader’s Digest’ perguntou a 10 especialistas do Terceiro Setor para quem eles doariam o próprio dinheiro, e pela quarta vez a revista computou as respostas e apresentou um painel das instituições mais votadas em 12 categorias.

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) destacou-se na categoria Portadores de Deficiência. Ela figura entre as 338 mil ONGs existentes no Brasil, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais (ABONG) e o Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE), para qual as doações podem ser feitas, uma vez que passa a fazer parte do ranking das ONGs mais confiáveis do Brasil.

Para manter o atendimento das mais de 600 crianças, jovens e adolescentes, a APAE Indaiatuba conta com a parceria de diversas empresas como: Rip Serviços Industriais, Cine Topázio, Honda Caiuás, Tamandaré Tintas, Exsa Incorporações, Frans Café, Mini Mercado Canadá, Marquinhos Tintas, Relthy Laboratórios, Colégio Objetivo, Metalúrgica Ilma, e Colégio Bittencourt, que ajudam tanto com colaborações mensais, quanto com doações de Cupons Fiscais, participação na Feira da Bondade, e compra de Ovos de Páscoa.

As colaborações mensais, os eventos e as campanhas publicitárias ajudam a APAE Indaiatuba a manter 219 alunos na escola que tomam café-da-manhã, almoçam, lancham e jantam na instituição e acesso ao aprendizado com pedagogas especializadas em educação para deficientes intelectuais. Já no ambulatório, os terapeutas atendem aproximadamente 700 pacientes, que são incluídos em diversos programas de melhora no bem-estar do atendido quanto da família, além de serem tratados multidisciplinarmente, o que traz benefícios maiores aos pacientes.

Para comprovar a importância das colaborações feitas às ONGs, a revista pesquisou quais os benefícios que R$ 50 fazem pelas instituições que se destacam. Para a APAE, esse valor é o custo médio da merenda escolar
(café da manhã, almoço, lanche e jantar).
Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais
Federação Nacional das Apaes
Federação das Apaes do Estado de SP
Apae Indaiatuba/SP
CNPJ 48.175.871/0001-72
Alamenda da Criança, 100
Vila Vitória I
Indaiatuba – SP
13338-020
Desenvolvido por capacitat